sábado, 14 de abril de 2012

O PENSAMENTO ECONÓMICO LIBERTA-SE EM BERLIM



No seu último post, Luís Carvalho já chamou a atenção para a importância simbólica do encontro em Berlim do Institute for New Economic Thinking (INET), organizado sob o tema Paradigm Lost: Rethinking Economics and Politics.
E não se pense que estamos perante uma organização de economistas radicais. Os quatro domínios de atuação do INET são conhecidos e plurais: (i) Curricula: Lord Robert Skildelski (o grande biógrafo de Keynes do qual comecei a devorar os três volumes) e Perry Mehrling; (ii) Capital Humano e Oportunidades Económicas: James Heckman; (iii) História do Pensamento Económico: Bruce Caldwell; (iv) História Económica: Barry Eichengreen. Pluralidade, muita pluralidade, coisa que falta na ortodoxia dominante.
O programa é simultaneamente gigantesco e diversificado, envolvendo teoria económica e ciência política, académicos e “practitioners”, tendo até a particularidade de conter uma intervenção de António Damásio, neurocientista português da Universidade da Califórnia do Sul.
Por hoje, gostaria de alertar os mais interessados para a apresentação e para o paper do já aqui repetidas vezes referido economista japonês Richard Koo do Nomura Research Institute que tem vindo a sistematizar cada vez com maior profundidade de informação empírica o que designa de recessão de balanço (balance sheet recession).
É sobretudo relevante a análise comparativa sistemática que Koo realiza da situação vivida pela economia japonesa com a atual situação económica mundial designadamente a europeia. Afinal, o Japão constitui o exemplo mais representativo de depressão prolongada que temos nos tempos mais recentes, com fenómenos claros de deflação e de armadilha da liquidez.
O paper e a apresentação de Koo em Berlim vão mais longe. Propõem uma das primeiras saídas para a crise do euro, sem implicar o aprofundamento da união fiscal e muito menos a imposição do tratado fiscal.

A abordagem de Koo parte da identificação de dois problemas macroeconómicos que conflituam entre si: alguma indisciplina fiscal que tende a situar decisivamente apenas no caso grego e um problema generalizado de desalavancagem do setor privado, resultantes da necessidade deste último minimizar o nível de vida de modo a reparar as imparidades causadas pelo colapso do preço dos activos na sequência das crises imobiliárias. O economista japonês continua a sustentar que a política monetária é nestas condições de taxas de juro próximas de zero inefetiva, com o argumento de quem quer regular imparidades não recorre ao crédito. E aqui aponta a experiência japonesa como aquela que traçou a direção certa: a única forma de evitar uma espiral deflacionária é serem os governos a pedirem emprestado e dispenderem o excesso de poupança privada, aliás como o fez o governo japonês.

O problema é que a resolução de ambos os problemas exige medidas conflituais: austeridade o primeiro, gasto fiscal o segundo.

Como resolver então o problema?

A abordagem parte da identificação de um outro problema que deve ser removido e que consiste nos fluxos de capitais que se desenvolvem hoje de países como a Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha e Itália em direção aos países financiadores. A proposta de Koo é simplesmente a de que só os cidadãos dos respetivos países devem ser autorizados a adquirir títulos da dívida pública nacional, limitando assim os próprios excessos despesistas.

No fundo, o que Koo propõe é uma moratória de suspensão da liberdade de circulação de capitais no que respeita apenas ao financiamento dos setores públicos, podendo o das empresas continuar a processar-se nos mesmos moldes. Parece-me que Koo tem razão ao desacreditar a reação de Bruxelas que invoca a anulação do princípio do mercado interno europeu como justificação da não aprovação desta situação. Mas é esse mercado interno que está em perigo com o atual descontrolo. A proposta do pacto fiscal responde ao primeiro problema macro, não resolve o segundo, antes o conduz a uma espiral deflacionária.

O pensamento económico liberta-se em Berlim.

A proposta de Richard Koo tem uma evidência empírica de suporte que é a economia japonesa e é um dos primeiros contributos para uma resolução do problema sem quebras ditatoriais de perda de soberania fiscal e política, o que prova que o pensamento económico não está esgotado.

E na apresentação até Portugal mereceu um slide, com a evidência de que também o setor privado aumentou massivamente a poupança após o eclodir da crise.
 
Aliás, a apresentação de Koo é um manancial de informação sistematizada para a discussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário