terça-feira, 4 de outubro de 2016

DE LA FRANCE


Faz já algum tempo que não nos debruçamos sobre a sempre esplendorosa política francesa. E quão vertiginosa ela é, na sua roufenha circularidade em torno de uma inigualavelmente em perda dupla maravilha: Nicolas (Sarkozy) e François (Hollande). Vamos então por partes.

Começo por Nicolas, que regressou energicamente às lides – se é que alguma vez as tinha abandonado... – cheio de ambição e sempre pronto ao que for preciso dizer ou fazer para marcar pontos (mesmo que duvidosos) para o seu lado. O problema é que a sua presente bête noire, o velho e interminável Alain Juppé, não “deslarga” e, ao que parece, é até quem melhor estará em condições de bater o perigo público número um (Marine Le Pen). Vejam-se as sondagens.

(Pierre Kroll, http://www.lesoir.be)

(Jean Plantu, http://lemonde.fr)



Prossigo com François, o homem que prometeu que não se reapresentaria se não fizesse baixar o desemprego e que, tudo tentando à saciedade e à décima nesse sentido, lá vai agora construindo um autoconvencimento em torno da ideia de que a solução do país passa infalivelmente, e à falta de melhor, por si próprio. Ainda que também se lhe depare um pequeno-grande problema, chamado Emmanuel Macron (o seu ex-ministro da Economia). Vejam-se de novo as sondagens.

(Nicolas Vadot, http://www.levif.be)


(Pierre Kroll, http://www.lesoir.be)


Cela dit, a situação não é especialmente brilhante, teremos de convir com toda a frontalidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário