terça-feira, 18 de outubro de 2016

O “HEXÁGONO” AINDA CONTA...


Uma bem interessante infografia em torno das múltiplas facetas que integram o atual pensamento económico francês. Sobretudo para quem, como eu, não só não enjeita as origens da sua filiação académica de base como também não se conforma com os rígidos e inconsequentes ditames do pensamento único. E lá estão alguns dos meus mestres e principais inspiradores, especialmente distribuídos entre o primeiro e o quarto quadrantes que cruzam, respetivamente, a teoria e a recusa do tout marché (com Aglietta, Boyer, Orléan, Piketty ou Daniel Cohen) e esta mesma recusa associada a uma forte componente aplicada (com o “meu” CEPII a surgir como um expoente central). Sem esquecer outros elementos marcantes da virtuosa diversidade em presença (Lorenzi e Artus, a escola de Toulouse de Tirole e o Banco de França, as Sciences Po de Élie Cohen e Bercy, o INSEE e o OFCE de Ragot, Agnès Bénassy-Quéré e Jean Pisani-Ferry, etc. etc. etc.). Goste-se ou não se goste de algumas dimensões estilísticas e de certos tiques...

2 comentários:

  1. Caro Prof. Freire de Sousa,

    Curiosamente, foram excluídos autores/organizações de inspiração (mais diretamente) marxista, que ainda têm alguma influência (mesmo a nível internacional). Estou a lembrar-me de Gerard Duménil e Dominique Lévy, Michel Husson, Cédric Durand (este uma curiosa mescla de regulacionismo, post keynesianismo e marxismo) ou Jean-Marie Harribey (este da ATTAC, na qual coexistem economistas de diversas "orientações", incluindo marxista).
    Já agora, porque aprecio imenso as crónicas da ambos os autores deste blog, para quando um comentário à polémica a que deu origem a publicação do livro "Négationnisme économique", de Pierre Cahuc e André Zylberberg?

    Cumprimentos,
    Manuel Castelo Branco

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário e interesse. Os critérios de escolha autoral serão discutíveis mas, como decorre do post, proveem do "Le Monde" e acabam por ser bastante equilibrados. Quanto à dita polémica, já por mais de uma vez estive para lhe pegar mas, por uma razão ou outra, tem ficado para trás - fica prometido um breve comentário para um destes dias. Cumprimentos, FFS.

    ResponderEliminar