quinta-feira, 13 de outubro de 2016

UMA BOA BREXIT QUESTÃO


(A questão do BREXIT tem andado um pouco arredada deste blogue, talvez pela não confirmação do catastrofismo económico que alimentou a defesa do REMAIN, mas a coisa está longe de estar totalmente antecipada)

Talvez animados pela não confirmação dos dados mais catastrofistas sobre as consequências da saída, Theresa May e os ingleses em geral têm andado entretidos em como fazer a cama às autoridades comunitárias, procurando impor regras de discussão e fixando os timings da negociação futura.

Mas os ingleses que se preparem, pois embora o catastrofismo económico tenha sido um erro de cálculo político dos defensores do REMAIN, os custos envolvidos na negociação para a saída vão começar a revelar-se e agora sem estratégia eleitoral a iludi-los.

O Free Exchange do Economist escrevia esta semana que os britânicos vão ficar mais pobres e desafortunados com a confirmação do BREXIT (link aqui). E o Financial Times tem vindo a apurar cálculos e lançava para a discussão uma conta de 20 mil milhões de euros envolvidos na negociação do divórcio (ver link aqui). Não só pelos montantes envolvidos no divórcio, mas sobretudo pela complexidade das responsabilidades e direitos que é necessário desbravar na negociação, estaremos perante uma das grandes negociações da história.

Mas talvez o dado mais interessante seja a queda abrupta da libra. Dirão alguns que os ingleses conseguiram algo de espantoso, agitar a economia europeia e beneficiar com isso através da desvalorização da sua moeda. O tema está a intrigar economistas e Krugman já mobilizou trabalho seu dos anos 80 (link aqui) para tentar explicar o observado. Começa a reinar entre os mercados a ideia de que os agentes económicos estão no Reino Unido a antecipar as dificuldades que o divórcio com a União Europeia acabará por determinar em termos de exportação de fluxos de bens e serviços e, por isso, têm animado a perda de valor da libra. O que traz à concentração financeira de Londres um grande problema e não terá sido por acaso que a região londrina votou decisivamente contra o BREXIT, pois assim em queda a libra tenderá a ser tudo menos moeda de refúgio.


A ironia da história é que o pós-BREXIT, embora noutros moldes, arrisca-se a dar razão ao argumentário económico do REMAIN

Sem comentários:

Enviar um comentário