sexta-feira, 24 de maio de 2013

DOIS ARTIGOS E UMA NOTÍCIA



O The Economist desta semana chama sonâmbulos aos líderes europeus por adiarem decisões importantes e por não assumirem frontalmente as maleitas do euro só artificialmente diferidas pela decisão de Draghi em chegar-se à frente, proclamando fazer o que for necessário para preservar o euro do seu colapso. Invoca para isso que os contágios entre os problemas bancários e os das dívidas soberanas estão aí e não resolvidos, que a zona euro permanece pelo seu sexto trimestre sucessivo em recessão e os níveis alarmantes do desemprego juvenil. O The Economist não é nenhuma revista radical. O seu pronunciamento tem por isso outro significado.
Noutro plano, dois artífices da construção europeia, Gerhard Schrӧeder e Jacques Delors, num artigo publicado pelo El País,“Democracia, nuevo empleo y crecimiento”, vêm defender que não deixar de haver uma forte correlação entre a vontade de fazer reformas estruturais e a vontade de assumir a solidariedade no contexto europeu. E o combate ao desemprego juvenil é visto como um espaço crucial para o exercício dessa solidariedade, sobretudo num contexto em que essa taxa é inferior a 8% na Alemanha. Ideias simples, diretas, amadurecidas, vindas de quem viveu o processo por dentro, tem memória e sabe que as relações de força não foram sempre as mesmas.
Noutras paragens, uma notícia transporta-nos para outras paragens, para os subúrbios de Estocolmo, umas das minhas cidades favoritas, em que viveria apesar do excesso de branco. Os motins de Husby questionam o caráter inclusivo do modelo sueco e despertam os fantasmas da não integração e da desigualdade larvar que pode ser a futura destruição dos fundamentos do modelo social sueco. A descontrolada transformação de protestos em motins é preocupante, anuncia uma Suécia oculta, prenuncia que nem o modelo escandinavo escapará imune à globalização da população migrante.
Apesar da Suécia não integrar a zona euro, porque será que a minha intuição me diz que entre os dois artigos e esta notícia há um nexo?

Sem comentários:

Enviar um comentário