quarta-feira, 15 de maio de 2013

REGRA DE TRÊS


 
Respigando nas notícias de ontem:
 
·         “A informação que me foi dada é de que tudo será feito para não penalizar novamente os pensionistas e reformados.” (O Presidente da República).
 
·         “A contribuição de sustentabilidade sobre as pensões apenas será tomada em caso de absoluta necessidade.” (O ministro de Estado e das Finanças).
 
·         “Foi absolutamente claro que a garantia de depósitos abaixo de 100 mil euros é sacrossanta. Repito: abaixo do limite de 100 mil euros, os depósitos são sagrados. (…) Para depósitos acima desse limite, a possibilidade de existência de perdas não é perentoriamente excluída, mas apenas ocorrerá – na perspetiva da esmagadora maioria dos intervenientes no debate – em último recurso e se for absolutamente necessário.” (O ministro de Estado e das Finanças).
 
Enquanto isto, o “El País” informava que o ministro espanhol ficou isolado na reunião dos ministros europeus das Finanças ao defender a intocabilidade de qualquer valor de depósito.
 
 
Temos então, recorrendo à matemática mais elementar, as seguintes relações de proporcionalidade direta:
 
·         As autoridades portuguesas estão para as chefias europeias assim como a retroatividade das leis está para… a violação do direito de propriedade.
 
·         Os cortes aos pensionistas estão para o confisco dos depósitos bancários assim como a absoluta necessidade está para… o absolutamente necessário.
 
Siga…

Sem comentários:

Enviar um comentário