terça-feira, 23 de agosto de 2016

O LIO ESPANHOL SEGUE DENTRO DE MOMENTOS




(Ao contrário do observado na primeira investidura falhada de Rajoy, em que vislumbrei como clara a realização de segundas eleições, não me atrevo a vaticinar o que quer que seja com a segunda tentativa de investidura marcada para fins de agosto)

A situação política espanhola corre o risco de se transformar num caso de estudo sobre impasses políticos em democracia. Os tempos estão marcados e integram esta sequência: a 30 e 31 de agosto debate-se no congresso de deputados a investidura de Rajoy onde uma maioria absoluta é necessária; a 2 de setembro repete-se o debate, agora com carência apenas de maioria simples; de 9 a 25 de setembro decorrem as eleições regionais na Galiza e no País Basco; caso não haja investidura, em novembro iniciam-se os preparativos eleitorais que culminarão em terceiras eleições gerais em 25 de dezembro.

Por estes dias, decorrem apenas negociações entre PP e o CIUDADANOS. O PSOE mantém a sua posição de não votar positivamente a investidura de Rajoy, admitindo implicitamente que o PP, culminado o acordo com o CIUDADANOS, poderá junto de forças regionalistas obter apoios para uma maioria simples no Congresso de Deputados. Dificilmente antes dos resultados das eleições na Galiza e no País Basco o PSOE admitirá rever a sua posição. Pelas bandas do PODEMOS (incluindo o seu acordo pré-eleitoral com a IZQUIERDA UNIDA),os ares já foram mais favoráveis. A formação de Pablo Iglésias tem perdido notoriedade e perdeu inclusivamente força de representação eleitoral nos acordos pré-eleitorais realizados para as eleições na Galiza, em que se dilui a sua presença no movimento MAREA que aspira a alguma representatividade eleitoral, ganhas que foram as principais cidades galegas.

O lio criado é enorme e não se vislumbra sagacidade política para o desnovelar. Um exemplo dessas contradições e paradoxos é o facto do PSOE basear a sua posição de não votar a investidura de Rajoy no seu acordo realizado em fevereiro com o CIUDADANOS, num jogo de sombras de verdadeiro manual. Por seu lado, aparentemente em posição favorável de interface entre o PP e o PSOE, a formação de Rivera (CIUDADANOS) parece não capitalizar eleitoralmente esse estatuto. A única força política que parece beneficiar da realização de terceiras eleições é o PP, que permanece entretanto ensanduichado entre duas situações: por um lado, a situação macroeconómica é-lhe favorável e, por outro, os casos de corrupção com participação direta de personalidades PP sucedem-se nos tribunais e o período da tentativa de nova investidura vai ser bastante robusto em casos agendados. Uma dezena de casos iniciará julgamentos, entre os quais os casos Gürtel e os cartões de crédito de Rodrigo Rato, todos com presença de testemunhas de altos cargos do PP, incluindo ex-secretários gerais. Essa onda é tão prolixa, que as negociações de CIUDADANOS e PP só puderam ser iniciadas com a imposição pela primeira de um pacto de anti-corrupção que Rajoy se viu forçado a aceitar.

De toda esta situação, paradoxalmente, a situação mais frágil continua a ser a do PSOE, que dificilmente melhorará o seu resultado eleitoral em terceiras eleições. Aliás, continuo a não entender a sua posição, tanto mais que declaradamente, o PODEMOS não é claramente o equivalente de PCP e Bloco de Esquerda em Portugal. Travado à esquerda pela ausência de condições para acordos credíveis e não colocando condições firmes para uma simples abstenção à investidura de Rajoy com apoio CIUDADANOS, o risco de ficar à deriva, num mar de irrelevância é enorme. Pelo que vou colhendo de impressões entre os meus amigos galegos, o PSOE galego afundar-se-á nas próximas eleições de 25 de setembro e não creio que no País Basco os resultados, embora potencialmente melhores, sejam de conforto e perspetivas favoráveis para uma eventual concretização do 25 de dezembro.

Entretanto, em sondagem do El MUNDO, 55% dos votantes do PSOE declara preferir a eleição de Rajoy à eventualidade de terceiras eleições. Pedro Sánchez tem veraneado pela costa espanhola (está no seu direito como qualquer mortal) e a palavra “chiringuito” é usada com violência por um jornalista do mesmo jornal: “Que Pedro Sánchez gosta de chiringuitos não parece haver dúvidas. Especialmente ao longo de um verão em que não se privou de mostrar a sua presença na praia ao longo da costa espanhola. E não é que não tenha a isso direito, evidentemente que o tem, mas talvez fosse recomendável que o fizesse sem privar o seu partido do congresso que se impunha (diferiu-o contra estatutos), sem Comité Federal (os representantes das Federações Socialistas não podem nem criticar nem apoiar) e sobretudo sem deixar a Espanha sem presidente durante oito meses de apagão governativo” (Carlos Cuesta, ver link aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário