sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PEOPLE + PROGRESS = CHILD




(Uma equação talvez estranha para compreender o que estará em jogo nas eleições americanas, com todas as ameaças à mistura. A inspiração capteia-a num artigo estimulante, como sempre, de Jill Lepore para a New Yorker, com uma reportagem confronto das convenções Republicana (Cleveland) e Democrata (Filadélfia))

Vamos ver se consigo dar conta em poucas palavras da complexidade da equação que escolhi para titular o post de hoje, já com o Monte Santa Tecla à vista e com a luz imperdível do Minho num dia como o de hoje a antecipar os dias calorentos que se avizinham.

A discussão do modo como o discurso e a ação políticos têm procurado representar a VOZ do Povo (People) daria para textos de maior fôlego do que o que está ao alcance deste post. O que me interessa por hoje destacar é que a violenta deriva a que o partido republicano tem estado sujeito alimenta-se de discursos que invocam as aspirações e sentimentos mais profundos do povo americano, qualquer que seja essa realidade. A perspetiva securitária desse mesmo “Povo” é explorada até à medula, cavalgando o receio do outro, do que é diferente, recuperando raízes de um nativismo que é difícil ser concebido sem o cadinho de culturas que fizeram nascer a América. Curiosamente, Bernie Sanders e os seus aguerridos apoiantes, alguns dos quais não serão capazes de dar o seu apoio a Hillary, invocaram também a representação desse povo, tocando na ferida da desigualdade e projetando nela não uma deriva securitária e nativista, mas antes uma filosofia de ação que não julgávamos possível ter recetividade na sociedade americana, alicerçada no combate aos poderosos e à financeirização, da qual Hillary tarda em demarcar-se com clareza.

Os democratas americanos, pelo menos a sua costela mais liberal (no sentido americano do termo), ignoraram olimpicamente esse apelo da representação do Povo, oferecendo em alternativa sucessivas e alternativas visões e projeções do progresso, regra geral difíceis de ser percebidas como decorrentes de uma clara representação dos seus interesses mais profundos. A não ocupação de um determinado espaço constitui sempre uma oportunidade para que outros o ocupem. Parece ter sido isso o que aconteceu e que precipitou a deriva republicana, na sua versão mais extrema do trumpismo.

Coloca-se por isso a questão de saber se alguém será capaz de articular num todo coerente “people + progress”, construindo uma segunda dimensão que possa ser considerada na linha da representação dos interesses do primeiro, Haverá seguramente várias maneiras possíveis de o fazer. A colocação do futuro das crianças nessa equação é uma delas. Hillary parece tê-lo intuído, mas veremos se corresponde a algo de sólido.

Por muito particulares que sejam a sociedade americana e o seu circo eleitoral, coisas muito importantes estarão em jogo nessa batalha, com clara influência na crise de pensamento da social-democracia e do socialismo democrático europeus. E aqui estaremos para explorar esse roteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário