quarta-feira, 24 de agosto de 2016

VOILÀ: LE PETIT NICOLAS EST DE RETOUR


(Jean Plantu, http://lemonde.fr)

Uma breve para assinalar o tão esperado quanto paradoxal e indesejável regresso à boca de cena de um dos nossos mais antigos tesourinhos, o famosíssimo ex-presidente francês cujo nível de irresponsabilidade política demonstrado em plena crise europeia conduziu a que tenha ficado qualificado para a posteridade como o petit Nicolas. Pois aí está ele de novo, sempre pronto a aderir às últimas vontades expressas pelas sondagens e a estragar o que for preciso para irromper. E, como dizia o “Libé”, o pior é que pode ganhar!

Porque, de facto e enquanto Marine Le Pen procura resolver os seus graves problemas internos para tentar depois reaparecer sorrateiramente em busca de uma vitória que seria trágica, la gauche s’éclate por obra e graça de um mandato essencialmente falhado de um presidente Hollande que só agora, já demasiado perto do fim, começa a dar sinais de ter finalmente compreendido alguma coisa sobre as complicações nacionais, europeias e mundiais em que tão impreparada, leviana e amedrontadamente se quis meter.

Não direi que a situação tem tudo para dar errado, mas sempre direi que está mais próxima disso do que do seu contrário...

Sem comentários:

Enviar um comentário