segunda-feira, 17 de abril de 2017

PASSAGENS DO TEMPO (V)




(Esta galeria tem sido pouco revisitada, sinal de que não há rostos com passagem do tempo que sejam suficientemente icónicos, mas eis que Jane Birkin decide enfrentar o desafio de uma nova tournée pelo mundo, pretexto suficiente para acusar aqui a sua entrevista ao El País e sobretudo algumas imagens…)

Aos 70 anos, com entrevista ao suplemento Moda do El País do passado sábado e regressada com o álbum Le Symphonique onde interpreta, como não podia deixar de ser, música de Serge Gainsbourg, o rosto e a silhueta de Jane Birkin cumprem rigorosamente os critérios da galeria das passagens do tempo que organiza esta coluna de aparecimento errático e acidental.

A entrevista é uma peça preparada para funcionar como contexto de audição e interpretação do novo álbum, realçando todo o simbolismo da relação com Gainsbourg e com a revelação de que Birkin seria uma espécie de alter ego de Serge para a sua vulnerabilidade e sentimentalismo, reservando para ele próprio o tom mais desgraçado e provocador.

Gosto sobretudo da sua imagem de negro que contrasta bem com a icónica de pin up frágil de cesto de verga na mão, em que toda a nudez era perdoada. É bem simbólica da passagem do tempo.


Para uma degustação preliminar do Le Symphonique aqui fica a eterna Javanaise.

Sem comentários:

Enviar um comentário