terça-feira, 11 de julho de 2017

REFERENDO DUAL

(Enrique Flores , para o El País)




Os jornais espanhóis, particularmente o El País, fazem parte da minha vida de esplanada de férias, sendo curioso que em Seixas Caminha o El País do dia está connosco manhã bem cedo e na Comporta tinha de contentar-me com o atraso de um dia. Mistérios da distribuição.

Tenho seguido com atenção o entorno do enorme lio em que a Catalunha está mergulhada, fruto da gestão política algo errática e irresponsável de Puigdemont, longe vão os tempos em que a liderança catalã tinha alguma consistência, coisa que se evaporou num ápice.

Ontem, Victor Lapuente Giné, professor de ciência pública em Gotemburgo, Suécia, publicou um estimulante artigo sobre os chamados referendos duais, invocando para isso os casos de duas nações, a Suiça e o Uruguai, conhecidos por apresentarem uma elevada intensidade referendária e, apesar disso, não poderem ser considerados países em conflitos ou polarizados.

Giné é particularmente crítico dos referendos dicotómicos, sim ou não, que padecem de uma perversidade que podemos facilmente intuir, porque em muitos casos conhecidos a opção pelo sim ou pelo não depende de um conjunto tão grande de pressupostos  que tornam a escolha algo de penoso e na qual muitos de nós não conseguem rever-se. Aliás, mesmo sem se saber se o referendo catalão irá ou não ser realizado, a Catalunha está já fraturada de alto a baixo, tornando praticamente inviável a proposição de alternativas intermédias mais reformistas e menos radicais.

O referendo dual consiste segundo Giné no seguinte: “Primeiro decide-se sobre se o statu quo deve ou não mudar (uma disjuntiva que favorece os impulsionadores da proposta popular). Depois, confronta-se a iniciativa popular concreta com a contraproposta do legislador (um dilema que favorece este último).”

O referendo dual, regra geral, determina que os autores das duas perguntas tenham em conta a outra questão, adaptando posições, e com isso transforma o referendo de centrífugo em centrípeto.

A proposta deste modelo para a Catalunha implicaria uma primeira fase em que seria realizado um referendo não vinculativo na Catalunha sobre a alteração ou não do modelo territorial para a Região. A segunda fase consistiria na discussão a nível político das Cortes de uma proposta de uma nova relação territorial com a Catalunha, envolvendo pacto fiscal, definição de novas competências e outras transferências e obrigações.

Nessas condições, estariam criadas as condições para um referendo dual a realizar a nível nacional, com duas questões: a primeira com a questão da independência e a segunda com a proposta das Cortes de uma nova relação territorial com a Catalunha. Giné discute mesmo os termos concretos em que o referendo dual seria realizado.

O problema é que nem a inconsistência da liderança catalã nem a perspetiva de Estado do PP tornarão provavelmente possível esta modalidade, bem mais construtiva que o abismo referendário dicotómico tal como tem vindo a desenhar-se.

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